quinta-feira, 13 de maio de 2010

Espaços Sagrados na visita do Papa a Portugal


Projeto do Altar criado pelo arquiteto Jorge Assis  

Jorge Assis explica o que esteve na origem da idéia para o formato do altar. “Fomos ao rio Tejo buscar os seixos rolados, que têm um significado especial. A sua forma mudou, houve água que passou por cima, mas a essência mantém-se. É essa a forma como vemos a Igreja”





No Porto,  o Papa celebrará também uma missa no último dia da sua visita a Portugal, 14 de Maio, este altar fora criado pelo arquiteto Aldemiro Rocha.

Segundo o site oficial da visita de Bento XVI à Portugal, a cobertura da estrutura será caracterizada por uma clarabóia que permite a entrada de luz e abre a zona do altar para o céu, evocando a cúpula existente na Sé.
A cadeira do presidente da celebração (cátedra) ficará apoiada numa plataforma constituída por três degraus, em alusão à Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).

Vai ser criado um cenário ao fundo da estrutura com 27 componentes, representando a Diocese, as quatro Regiões Pastorais e as 22 Vigararias.


A construção em painéis pré-fabricados de madeira permitirá, de acordo com os designers, “uma analogia pictórica com a talha dourada dos altares barrocos” das igrejas da cidade.


Os espaços para as sacristias e para o clero serão instalados na Autarquia, que ficará ligada à estrutura através de uma das rampas do edifício.






via:http://www.bentoxviportugal.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário