sexta-feira, 21 de maio de 2010

Capela em Itu-SP



Capela de São Miguel
Itu - SP

Data do projeto: 1994
Construção: 1996
Área construída: 102 m2

Projeto arquitetônico e de mobiliário: Affonso Risi
A pequena capela está situada nos arredores de Itu, cidade próxima a São Paulo, num sítio de retiro do Mosteiro de São Bento paulistano.
O projeto desenvolve alguns dos conceitos expostos em “O Sagrado e o Profano”, de Mircea Eliade: templos simbolizam a Criação do Mundo e agem como ligação entre o Céu e a Terra.
Pura geometria e eixos de orientação são empregados e a capela está em uma colina, dominando a paisagem circundante. Quadrado e cubo (o visível, imanente) e círculo e esfera (o mundo espiritual) são os elementos geométricos da construção, inteiramente articulada pela Proporção Áurea.
Pequeno deslocamento da nave quadrada orienta seu eixo leste-oeste, com uma cruz em vidro atrás do altar, para o nascer do sol em 29 de setembro, dia de São Miguel, orago da capela.
Os clássicos quatro elementos estão presentes no edifício: Terra (o piso em tijolos), Água (o espelho d’água), Fogo (as velas e luzes do altar) e o Ar (o volume arquitetônico).
Doze árvores diferentes foram plantadas, num quadrado que abraça a construção, de forma que pelo menos uma esteja sempre florescendo, numa representação simbólica do Tempo litúrgico.

do site:http://www.affonsorisi.com.br/fwProjetos/1.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário