EXPOCATÓLICA 2010 e o GPAAS


No Dia 06 de março esteve reunido na sede da Edições Paulinas o GPAAS - Grupo Paulista de Arquitetura e Arte Sacra. Na pauta da reunião, a discussão sobre a criação de um Espaço de Oração para a feira Expocatólica 2010.







"Nosso grupo nasceu do VII Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra, promovido pela CNBB" - afirmou Gabriel Frade, um dos fundadores do grupo e colaborador Paulino.


"Naquela ocasião vimos com clareza a necessidade da criação de um espaço em São Paulo que pudesse reunir as pessoas que lidam com a arquitetura e a arte sacras. Há várias pessoas trabalhando nesse setor mas que por vezes não se conhecem. Muitas vezes percebemos que esses profissionais – arquitetos, engenheiros, etc. - encontram algumas dificuldades até mesmo para ter acesso a subsídios que possam ajudar no desenvolvimento de suas criações. Diante dessas constatações, o GPAAS tem como objetivo reunir padres, arquitetos, artistas, religiosos e leigos em geral, que querem pensar o Espaço Litúrgico à luz da Renovação Litúrgica do Concílio Vaticano II, servindo como um lugar de troca de idéias e também de formação, já que periodicamente são convidados assessores de renome para dar palestras ao grupo".


Apesar de o grupo ter sido constituído há pouco tempo, o GPAAS foi convidado pela Expocatólica para a criação do Espaço de Oração para os dias do evento (8-11 abril 2010).

No projeto do Espaço constarão peças exclusivas, produzidas pelos integrantes do GPAAS e que estarão expostas para a admiração dos visitantes.

Atualmente o grupo conta com cerca de 20 integrantes de várias cidades do Estado de São Paulo e se reúne periodicamente no centro de São Paulo, buscando pensar soluções inspiradas para Igrejas e ambientes litúrgicos.