terça-feira, 19 de abril de 2011

Curso “A expressão da dor na arte sacra barroca” atrai pela beleza

via blog http://culturageralsaibamais.wordpress.com/

Entre os dia 11, 12 e 13 de Abril aconteceu no Mosteiro de São Bento, em São Paulo o curso “A expressão da dor na arte sacra barroca”. O curso foi ministrado pela Profª Drª Roseli Santaella Stella, abordando os vários aspectos da dor na arte sacra barroca de vários países, especialmente os ibéricos.


No primeiro dia foram expostas, de maneira geral, os aspectos característicos do barroco, seu surgimento e influência no mundo.

Dando continuidade ao curso, o segundo dia foi explêndido, dando ênfase ao grande mestre do barroco italiano, Bernini, exibindo o filme produzido pela BBC de Londres, com a obra em destaque, “O extase de Santa Teresa”. Ainda aqui, foi apresentado o barroco espanhol, sendo este, muito descutido

Ao final do Curso, em seu último dia, o barroco brasileiro foi apresentado em obras e filmes. Aleijadinho e os artistas das Minas Gerais foram o grande destaque.


Durante o curso foi explicado que o barroco, como escola artística, ainda possui adeptos, tanto no Brasil, quanto na Espanha. No Brasil vale destacar o trabalho do artísta mineiro Hélio Petrus, de Mariana.

O curso atraiu mais de 50 pessoas que acompanharam com atenção todo o desenvolvimento do projeto oferecido pelo Mosteiro de São Bento, tendo o apoio das Edições Loyola, do Museu de Arte Sacra de São Paulo e do Grupo Paulista de Arquitetura e Arte Sacra.


O curso faz parte da exposição “As Dores” com imaginária Sacra Barroca de Nossa Senhora das Dores, aberta no Mosteiro até Domingo de Páscoa, 24 de Abril de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário