terça-feira, 16 de novembro de 2010

Masp traz a Arte do Sagrado

 ( site da Folha 05/10/10 )

Com 40 obras de mestres dos séculos 14 ao 19, “Deuses e madonas – A arte do sagrado” apresenta o universo do sagrado na cultura ocidental e mostra pela 1ª vez, depois de restaurada na França, a obra-prima São Jerônimo penitente no deserto (1451), de Andrea Mantegna. A exposição, com entrada Catraca Livre às terças-feiras, fica em cartaz entre os dias 15 de outubro e 19 de janeiro de 2011.






Concebida pelo curador Teixeira Coelho a partir de 40 obras-primas do acervo do museu, a maioria do século 14 ao 19, Deuses e madonas – A arte do Sagrado traz ainda El Greco (Anunciação, de 1600); Delacroix (As quatro estações, c.1856); Botticelli (Virgem com o Menino e São João Batista Criança, c.1490); Tintoretto (Ecce Homo ou Pilatos Apresenta Cristo à Multidão, c.1546); Rafael (A ressurreição de Cristo, 1499-1502), entre outras.






Na versão de Eder Santos, “O julgamento de Páris” poderá ser visualizada em dois monitores LED tridimensionais e sete projetores. Em sua leitura contemporânea, ele quer despertar no público a sensação de ver além da obra, além do que se pode ver a olho nu. O artista, que vive em Belo Horizonte há 49 anos, tem obras em museus como o MoMA, de Nova York e o Centro Georges Pompidou, de Paris.






O julgamento de Páris, feita entre 1710 e 1720 pelo mestre do Rococó italiano Michele Rocca, recebe uma leitura contemporânea do videoartista Eder Santos, que recorreu à tecnologia dos televisores LED tridimensionais para mostrar sua versão sobre a obra de Rocca






Sua instalação sobre a obra de Rocca é o primeiro trabalho feito sob encomenda para o MASP e será realizada mediante registro e remodelação digital da obra, conferindo movimento ao espaço original de representação. Neste espaço movem-se personagens, voam anjos e o observador embarca em uma dupla experiência: abrir os olhos para ver e fechar os olhos para adentrar.

http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/10/masp-traz-a-arte-do-sagrado-a-partir-do-dia-15/

http://masp.art.br/masp2010/exposicoes_integra.php?id=74&periodo_menu=cartaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário