segunda-feira, 22 de março de 2010

Obra de Frei Gabriel Chavez de la Mora

Frei Gabriel Chavez de la Mora



VIA :http://www.zenit.org/article-24175?l=portuguese

Pioneiro na reforma da arquitetura religiosa do século XX

Por Gilberto Hernández

MÉXICO, terça-feira, 23 de fevereiro de 2010


Até o dia 30 de maio deste ano, estará aberta ao público, no Museo Nacional de Arquitectura del Palacio de las Bellas Artes – na Cidade do México –, a exposição 55 años de arquitectura: Fray Gabriel Chávez de la Mora. Mística y arte, com a qual se celebra a trajetória deste renomado arquiteto e monge beneditino.

Chávez de la Mora é reconhecido internacionalmente por ter contribuído na reforma da arquitetura religiosa: existem obras suas que são pioneiras no mais amplo sentido do termo, tanto porque apresentaram uma nova forma de abordar a solução do gênero religioso, como por terem sido as primeiras, adiantando-se às disposições que emanaram do Concílio Vaticano II no âmbito litúrgico, concretamente no que se refere aos espaços sagrados.


Profundo conhecedor da liturgia, Frei Gabriel Chávez se distinguiu por ser um destacado criador que desenvolveu a ourivesaria, a pintura, a escultura, o desenho de vitrais, telas e o desenho gráfico, entre outros.


Ele realizou obras nos Estados Unidos, Canadá, Itália e no Vaticano, França, Espanha, Colômbia, Costa Rica e Guatemala. Entre suas principais obras, encontra-se a nova Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, em colaboração com o arquiteto Pedro Ramírez Vásquez, e a capela Guadalupana no Vaticano.

A exposição apresenta painéis, maquetes, vitrais e um conjunto de mais 70 obras originais que evidenciam a variedade e qualidade do trabalho deste singular beneditino.
Frei Gabriel Chávez de la Mora nasceu em Guadalajara (Jalisco, México) no dia 26 de novembro de 1929. Estudou na Escola de Arquitetura da Universidade de Guadalajara. Ingressou na Ordem de São Bento, no mosteiro de Santa Maria da Ressurreição, em 1955.

Depois de estudar teologia no Seminário Conciliar do México, foi ordenado sacerdote pelo bispo Sergio Méndez Arceo, em 1965. No final de 1967, mudou-se para a Cidade do México, onde lhe foi confiado o desenho da Abadia do Tepeyac, seu mosteiro de residência. Recebeu numerosos prêmios e reconhecimentos no âmbito internacional.


ALGUNS TRABALHOS


























































Nenhum comentário:

Postar um comentário